quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Huuummm.... Cauzones, Calzone e sua origem...

A falta do que postar me obriga a colocar um pouco de história da comida que deu origem ao nosso nome
Calzone = Cauzones!!!

 
Calzone é um prato da culinária italiana, muitas vezes referido como uma pizza recheada. Consiste em um disco de massa igual à da pizza, redondo, dobrado ao meio formando uma meia-lua e recheado com queijo mussarela, parmesão ou ricota, molho de tomates, verduras ou legumes e carnes processadas como lingüiça, presunto ou lombo defumado. A massa é selada pela beirada, pincelada com gema de ovo e tradicionalmente assada em forno.

Origem

O calzone é originário da região italiana da Apúlia, na zona do Salento. A variante original é preparada com a mesma massa da pizza normal, sendo também chamada panzerotto nas outras regiões italianas, para a distinguir dos outros numerosos tipos de calzone. Existem inúmeras variantes do recheio orignal do calzone de Salento, sendo de salientar o recheio feito com azeitona, anchova, cebola e alcaparra. O calzone nasceu nas tradições da cozinha dos mais pobres do Salento, quando com as sobras da massa do pão se formavam meias-luas, que se coziam com pequenos pedaços de queijo e tomate. Hoje, é possível encontrá-lo nas montras dos bares e nos menus das pizzarias e dos restaurantes.
O típico calzone salentino é recheado com tomate e queijo mozarela, podendo ser cozido no forno ou frito em azeite. Para ser devidamente apreciado, deve ser consumido quente.

Curiosidades

Freqüentemente, calzones pequenos, do tamanho de um sanduíche, são vendidos em estabelecimentos típicos italianos porque são fáceis de manusear e comer mesmo em pé, como um lanche rápido (fast food).
Os calzones são similares à fogazza' em seu formato ( também chamado de stromboli pelos norte-americanos), mas esta normalmente é frita em óleo quente e sua massa é produzida com igredientes diferentes. São comuns no ocidente, sendo produzidos nos mesmos locais onde se produz pizza, porém esta é muito mais comum.

E por falar em fogazza, por muito pouco não escolhemos o nome de "Dona Fogazza e seus Kibezitos!". Ainda bem que o Cauzone foi o prato principal...

Nenhum comentário:

Postar um comentário